É com grande satisfação que anunciamos que o Projeto JornADA, desenvolvido pela Faeterj Petrópolis, está entre os finalistas do Prêmio LED 2025!
O Prêmio LED - Luz na Educação é uma premiação da Globo e Fundação Roberto Marinho, destinada a reconhecer e valorizar iniciativas educacionais que utilizam a tecnologia de forma inovadora e eficaz, com o objetivo de transformar a educação no Brasil. O prêmio é concedido a projetos que buscam melhorar a qualidade do ensino, promover a inclusão digital e desenvolver soluções tecnológicas que beneficiem alunos, professores e gestores educacionais.
A edição 2025 do Prêmio LED recebeu ao todo 2.041 inscrições de várias regiões do Brasil. Após criteriosa avaliação por uma equipe de especialistas em educação, 45 iniciativas foram classificadas para a próxima etapa - e, entre elas, o Projeto JornADA, criado e desenvolvido na Faeterj Petrópolis, sob coordenação geral da professora Lucimar Cunha.
O Projeto JornADA, desdobramento do Projeto MulheAda, tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de competências digitais em jovens e, em particular, em meninas em situação de institucionalização e se insere em nossa missão de promover o acesso igualitário à educação e oportunidades de capacitação, especialmente na área de tecnologia da informação. Através do JornADA, temos buscado constantemente integrar práticas que impactam positivamente a formação de nossos alunos, alinhando-nos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e criando soluções inovadoras para a educação no Brasil.
Esse é um marco importante para a nossa trajetória, que reflete o compromisso da Faeterj Petrópolis com o desenvolvimento da educação tecnológica e com a transformação social. Ser selecionado para a próxima fase do Prêmio LED é um reconhecimento à maturidade e à relevância do nosso trabalho. Agora, seguimos com ainda mais motivação para continuar a transformação da educação, e para levar adiante o nosso compromisso com a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.
O que vem por aí? O Projeto JornADA agora entra na fase de avaliação detalhada, onde vamos apresentar com mais profundidade o impacto e a inovação do nosso trabalho. Estamos prontos para compartilhar com o mundo como nossa prática está ajudando a transformar a educação e a preparar as estudantes para o futuro tecnológico.
O Projeto JornADA é desenvolvido pela Faeterj Petrópolis com auxílio de uma equipe dedicada de voluntários e tem como parceiros empresariais QuipoTech e Alfa Laval. Agradecemos o apoio do Juiz Dr. José Cláudio de Macedo Fernandes e também à Vara da infância e da Juventude de Petrópolis e toda sua equipe.
Saiba mais sobre o Prêmio LED - Luz na Educação e acompanhe as novidades do Projeto JornADA aqui em nosso site.
Comments