top of page

Projetos de Extensão

A Faeterj Petrópolis promove atividades de extensão (eventos e projetos) para aprimorar os instrumentos de comunicação institucional, as políticas culturais, de saúde e de lazer da instituição, articular ações de preservação e divulgação da história da informática e da faculdade, além de promover atividades transformadoras para os alunos, professores, funcionários da Faeterj Petrópolis, criando também uma ponte com a ampla sociedade.

​

Professor responsável: Roberto Roli

E-mail: rroli@faeterj-petropolis.edu.br

​

Eventos

Faz parte da extensão a organização de eventos que vão ao encontro dos objetivos de uma instituição de ensino e pesquisa como a Faeterj Petrópolis, ou seja, ser um centro de excelência em Educação Profissional e um produtor de soluções em Tecnologia da Informação, que possibilite a formação de cidadãos cujo senso crítico seja capaz de transformar a sociedade e inovar a tecnologia que os cercam, promovendo o bem-estar de todos. Confira mais sobre cada evento no nosso portal de notícias! 

Logo da Galeria Experimental, espaço destinado à exposição de arte na Faeterj Petrópolis.

A Galeria Experimental da Faeterj Petrópolis transforma a instituição acadêmica num lugar permanente de arte, inclusão e debate, provocando a exploração, por discentes e docentes, das possíveis maneiras pelas quais a expressão “arte experimental” pode ser entendida.

​

Esse espaço cultural vivo envolve práticas, artísticas, educativas e criativas que fomentam trocas com a comunidade e com as escolas das redes pública e particular.

​

Na Galeria Experimental da Faeterj Petrópolis, TODOS são convidados a experimentar, criar, inovar e se descobrirem artistas.

Cartaz do projeto MulherAda, de incentivo à entrada de meninas e mulheres no campo da computação.

O Projeto Mulherada incentiva a participação das alunas nas diversas áreas de TI e se compromete a atrair e inspirar por meio de múltiplas iniciativas externas, uma nova geração de talentos, despertando o interesse de meninas para uma carreira profissional na área das ciências e em especial na área de tecnologia da informação. Incentivar a discussão de gênero na comunidade acadêmica é um dos focos da política institucional da Faeterj Petrópolis, que também inclui o respeito à diversidade, combate ao sexismo, ao racismo, a homofobia e quaisquer outras formas de discriminação.

​

O projeto MulherAda rende homenagem a ADA Lovelace, reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Projetos Sustentáveis

Indo ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Faeterj Petrópolis dá suporte a projetos sustentáveis e solidários desenvolvidos ou apoiados pelo corpo discente e docente. Entre essas iniciativas estão:

  • Projeto Lacre da Solidariedade, em parceria com a Unifase, que consiste na doação de 90Kg de anéis de alumínio (das latinhas) em troca de uma cadeira de rodas que será doada oportunamente para a comunidade local.

  • Exposições de obras de arte a partir de sucatas tecnológicas; Hoje, há uma exposição na instituição do artista Daneir, com apoio do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, além do projeto Metarreciclagem, coordenado pelo artista plástico Cocco Barçante (ver abaixo).

  • Montagem de aquecedores para a água que abastece as pias dos quatro banheiros e os chuveiros dos funcionários. A iniciativa é baseada no projeto do Sr. José Alcino Alano, de Tubarão (SC).

  • Arrecadação de óleo para a produção de sabão.

Ouroboros com o dragão da Faeterj Petrópolis representando os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Metarreciclagem

A obra Diversidade, de Cocco Barçante, mostra a silhueta do Cristo Redentor estampada de flores.

O Projeto Metarreciclagem: Tecnologia, Sustentabilidade e Arte pretende fomentar uma discussão acerca do modelo de desenvolvimento tecnológico e da sociedade em que vivemos, através da reutilização e da arte. O trabalho desperta um insight crítico sobre assuntos relacionados à geração de resíduos provenientes da produção tecnológica em larga escala. O projeto faz parte do compromisso da Faeterj Petrópolis com a Agenda 2030 da ONU e é coordenado pelo Professor e Artista Plástico Marcelo Cocco Barçante.

​

A obra ao lado se chama DiversidadeTech, produzida pelo artista, uma releitura com sucata tecnológica da obra Diversidade, também de Barçante.

O Jardim Sensorial é um projeto de extensão criado pelo Corrdenador de Extensão, Roberto Roli, idealizado e executado com a Fiocruz e paisagistas da Comdep, que conta com a colaboração voluntária de estudantes, professores e profissionais da Faeterj Petrópolis. 

​

Este espaço de bem-estar e lazer é composto por uma variedade de plantas que possam oferecer aos visitantes estímulos aos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. 

​

Além disso, a área também servirá para os experimentos do Projeto Tupã, coordenado pelo professor Alan Giese, que visa ao desenvolvimento de mecanismos de monitoramento e automação para jardins e hortas urbanas.

Logo do Jardim Sensorial, projeto de criação de um jardim para a fruição da comunidade.
bottom of page