top of page

Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação

O CPTI/FAETERJ Petrópolis, oferece o Ensino Técnico Em Informática na forma de Concomitância Externa e Subsequente ao Ensino Médio. Este curso tem a duração de 1200 horas distribuídas em 18 meses (3 etapas de 6 meses) e é composto de aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado (não obrigatório) ofertadas em laboratórios modernos e bem equipados.

​

Os técnicos formados pela Faeterj Petrópolis estão habilitados profissionalmente para instalar de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores; desenvolver e documentar aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados; realizar manutenção de computadores de uso geral; instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.

 

O Curso Técnico de Nível Médio em Informática é oferecido de duas formas:

​

  • Forma de Organização Articulada de Concomitância Externa: Oferecida somente a quem já tenha concluído, integralmente, o ensino fundamental e esteja, no ato da matrícula na FAETEC, matriculado, no mínimo, a partir do 2º ano do Ensino Médio, comprovadamente. 

​

  • Forma de Organização Subsequente (Pós Médio): Oferecido somente a quem já tenha concluído, integralmente, o ensino médio, até a data da matrícula na FAETEC.

Ementa

Etapa 1

Arquitetura de Computadores

Linguagem de Programação I

Lógica Aplicada à Informática

Modelagem de Dados I

Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Sistemas Operacionais

Tecnologia da Informação

​

Etapa 2

Banco de Dados I

Design Gráfico

Ferramentas para Web I

Linguagem de Programação II

Modelagem de Dados II

Montagem e Manutenção

Redes de Computadores

​

Etapa 3

Banco de Dados II

Ferramentas para Web II

Gestão e Empreendedorismo

Linguagem de Programação III
Programação para Dispositivos Móveis
Projeto Final
Psicologia das Relações Humanas

​

Calendário Acadêmico

Calendário-Escolar-2023-08-02--CPTI.png

Coordenação Técnico/Pedagógica

Sérgio Henrique Pires

Coordenador Geral

spires@faeterj-petropolis.edu.br

​

Leandra de Miranda Mendes Rodrigues

Coordenadora Técnica

lrodrigues@faeterj-petropolis,edu.br

 

Fabrícia de Mello Reis

Supervisora Educacional

fmonteiro@faeterj-petropolis.edu.br

​

Joseane Dias Ferreira

Coordenadora de Estágio

jferreira@faeterj-petropolis.edu.br

Corpo Docente

Estágio


No CPTI/FAETERJ, no curso técnico oferecido, o estágio é não-obrigatório, embora notavelmente recomendado, visto que agrega valor à formação do aluno bem como dá início a sua vida profissional. Apesar de ser não-obrigatório, o aluno pode fazer a opção pelo estágio e ter mais este valor agregado ao seu histórico escolar. Para a validação do estágio é essencial a comprovação através de relatórios e demais documentos, além de ser necessária a relação com o conteúdo abordado durante o curso e a carga horária mínima de 400 horas.


Toda e qualquer atividade de estágio realizar-se-á somente mediante prévio estabelecimento de convênio entre a FAETEC e as organizações concedentes de estágio. As dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail à coordenação de estágio.

bottom of page