top of page

Petrópolis recebe seminário sobre Indicações Geográficas com protagonismo da Faeterj Petrópolis

  • Foto do escritor: Redes Sociais
    Redes Sociais
  • 12 de out.
  • 2 min de leitura

No dia 04 de outubro, o Centro de Convenções General Ayrosa foi palco do seminário “Rio de Janeiro no MAPA das Indicações Geográficas: Para Onde Vamos?”, evento que integra o Congresso realizado pela Faeterj Petrópolis, com apoio da PUC-Rio e da FAPERJ.

O encontro reuniu produtores, pesquisadores e gestores públicos para debater o futuro das Indicações Geográficas (IGs) fluminenses, tema que vai além de selos e certificações: trata-se de reconhecer o valor do território e das pessoas que o habitam, além de evidenciar que tradição e inovação podem - e devem - caminhar juntas.

ree


Circuito Expositivo: sabores e histórias do território

A programação teve início com o Circuito Expositivo, destacando produtos com potencial de obtenção de IG e iniciativas contempladas pela Chamada FAPERJ nº 21/2022. Entre os destaques, o arroz Anã de Porto Marinho, a tainha da Lagoa de Araruama, os cafés especiais do Alto Noroeste Fluminense, o abacaxi do Norte Fluminense, os vinhos de inverno da Região Serrana, o palmito de pupunha do Vale do Mambucaba, a laranja de Tanguá, a cachaça artesanal de Paraty, além de outros produtos de associações locais, como o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro,. Cada item carrega consigo uma identidade única, moldada pelo território onde nasce, representando resistência, criatividade e pertencimento.



Geyza Rocha, Glaucio Marafon, Samir El Ghaoui, Cel. Reginaldo dos Santos, Lucimar Cunha, Mauricio Guedes, Bruno Guingo, Marcelo Corenza e Pablo Kling.
Geyza Rocha, Glaucio Marafon, Samir El Ghaoui, Cel. Reginaldo dos Santos, Lucimar Cunha, Mauricio Guedes, Bruno Guingo, Marcelo Corenza e Pablo Kling.


Abertura oficial e presença institucional

A abertura oficial contou com a apresentação de Geyza Rocha (Firjan) e com as falas das autoridades: Cel. Reginaldo Rosa dos Santos (CEGEA); Bruno Guingo (diretor da Faeterj Petrópolis); Samir El Ghaoui (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis); Pablo Kling (Secretário de Turismo de Petrópolis); Marcelo Corenza (Representante da Faperj); Maurício Guedes (Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do RJ); Profa. Lucimar Cunha (Coordenadora do Núcleo de ESG da Faeterj Petrópolis e coordenadora do projeto de IG's dos Vinhos de Inverno da Região Serrana do RJ - chamada FAPERJ nº 21/2022). Prof. Glaucio Marafon (PUC-Rio). 


Painéis e debates

A programação de debates contou com o painel inicial: “IGs e Marcas Coletivas: Diferenças, Desafios e Estratégias”, com participação de Aline Barreto - SEBRAE-RJ; Lúcia Fernandes - INPI / Consultora Faeterj e mediação de Eder Januário - MAPA/RJ.

Na sequência, o Painel 2: “IGs no Rio de Janeiro: Experiências Concretas e Perspectivas”, que trouxe as apresentações de projetos apoiados pela FAPERJ e contribuições institucionais do MAPA/RJ, com Celso Merola e Mauricio Guedes – SEDECIS.


FoodTalks: integração de saberes

Encerrando a programação, aconteceu o FoodTalks - Compartilhando Saberes, com degustações de produtos regionais, conduzidas pelos chefs Rinaldo e Gonçalo. O encontro trouxe ainda a apresentação de vinhos da vinícola Inconfidência, que possui alguns de seus rótulos rastreados com tecnologia blockchain pela Quipo Tech.



A Faeterj Petrópolis no fortalecimento das IGs

Ao sediar e executar este seminário, a Faeterj Petrópolis reafirma seu compromisso com a valorização dos territórios, a promoção da inovação e o fortalecimento das cadeias produtivas fluminenses, aproximando saber acadêmico, tradição e desenvolvimento regional.

 
 
 

Comentários


bottom of page