Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro completa 12 Anos
- Redes Sociais
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
No último dia 16 de março, a cidade de Petrópolis celebrou seus 182 anos de história, cultura e tradição. Dentro desse rico patrimônio, destaca-se o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, fundado e dirigido pelo talentoso Cocco Barçante, que neste ano completa 12 anos de dedicação à valorização do artesanato e da cultura popular. A Faeterj Petrópolis se orgulha de estar presente na comemoração do Museu por sua relevante contribuição ao cenário cultural da cidade e do estado.
Comemoração no Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Março de 2025), com a presença da Diretora da Faeterj Petrópolis Lucimar Cunha.
O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro - Casa de Cultura Cocco Barçante desempenha um papel fundamental na preservação das técnicas artesanais, fomentando a sustentabilidade e a inclusão social através da arte, além de valorizar inúmeros artistas e artesãos de Petrópolis e outros municípios, exaltando suas produções no Brasil e no exterior.
A parceria entre a Faeterj Petrópolis e o Museu do Artesanato é um exemplo concreto de como a educação, tecnologia e a cultura podem caminhar juntas em prol do desenvolvimento social e ambiental. Cocco Barçante é o responsável pelo projeto de Metarreciclagem da nossa instituição - que já realizou diversas atividades e eventos, desde a concepção do letreiro e do muro da escola até a cessão de obras artísticas para ornamentação da Faeterj Petrópolis. Esse projeto está alinhado ao nosso Núcleo de ESG, orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo a conservação ambiental por meio do reaproveitamento de lixo eletrônico e da conscientização sobre o descarte responsável.
Museu do Artesanato e a Faeterj Petrópolis tem história: veja registros da confecção dos painéis artísticos exclusivos desenvolvidos no projeto de metarreciclagem (Acervo Faeterj - 2015)
Celebramos, portanto, não apenas os 12 anos do Museu do Artesanato, mas também a continuidade de uma parceria que fortalece a arte, a educação e a sustentabilidade. Que essa jornada de preservação e inovação cultural continue por muitos anos, inspirando novas gerações e contribuindo para um futuro mais consciente e integrado.
Parabéns ao Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e ao nosso parceiro o artista, designer e diretor Cocco Barçante por essa brilhante trajetória!
Comentarios