Inauguração do Hub de Computação Quântica e Inteligência Artificial da Faeterj Petrópolis
- Redes Sociais
- 24 de mar.
- 3 min de leitura
No dia 21 de março de 2025, a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj Petrópolis), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), as prefeituras de Petrópolis, Niterói e Macaé e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou oficialmente o Laboratório Temático de Inteligência Artificial e Computação Quântica. A cerimônia aconteceu nas dependências da própria Faeterj Petrópolis e marcou um avanço significativo para o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Estado do Rio de Janeiro.
O evento reuniu autoridades políticas e lideranças do setor de tecnologia, além de professores, alunos e parceiros da instituição, e entusiastas da inovação tecnológica. A inauguração é vista como um marco para o desenvolvimento de tecnologias de ponta, com o objetivo de posicionar o Rio de Janeiro como um centro de excelência em ciência e inovação no Brasil.
A solenidade começou com a fala de Lucimar Cunha, diretora da Faeterj Petrópolis e coordenadora do Núcleo de ESG e Sustentabilidade da instituição. Ela destacou a importância da colaboração entre as diferentes partes envolvidas no projeto. Em seguida, o vice-diretor da Faeterj, Bruno Guingo, que se dedicou intensamente para a concretização do Hub, abordou a relevância do novo laboratório para o futuro da computação quântica na região.
Entre os destaques da cerimônia, o representante da IBM Quantum para a América Latina, Alexandre Pfeifer, também fez uso da palavra, reforçando a importância da parceria tecnológica. Outro ponto alto foi a participação do Dr. Renato Portugal, renomado pesquisador do LNCC e uma das maiores autoridades mundiais em computação quântica, que compartilhou suas expectativas sobre as inovações que poderão ser geradas a partir do novo laboratório.
Outras autoridades presentes que discursaram incluíram o Presidente da Faetec, Alexandre Valle, o Diretor do LNCC, Fábio Borges (através de vídeo), o Prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, a Secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana da Câmara Torres Benicio, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Macaé, Vinicius Pessanha da Silva Araujo, o Desembargador do TJ-RJ, José Claudio de Macedo Fernandes e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
A inauguração culminou com a assinatura do Memorando de Entendimento entre as entidades envolvidas, formalizando a cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisa e troca de conhecimentos. O representante do LNCC não pôde assinar no momento, devido a compromissos de viagem, mas seu compromisso com a parceria foi garantido em outro momento.
Momento da Assinatura do Memorando de Entendimento
Durante a cerimônia, Lucimar Cunha enfatizou a importância da colaboração entre os diversos parceiros para o sucesso do projeto e o papel fundamental da Faeterj Petrópolis na capacitação de profissionais para áreas emergentes, entre eles: LNCC, UFF, Cefet-RJ, Fiocruz, Unifase, Serratec, Cecierj, MAPA, Faperj, Desup, Engenharia da Faetec e toda a estrutura da própria Faetec. Ela ressaltou que a computação quântica possui um grande potencial para transformar setores como segurança da informação, inteligência artificial, simulações químicas e modelagens financeiras.
"Se chegamos até aqui, posso dizer sem medo de errar que COLABORAÇÃO foi sempre a palavra chave", afirmou Lucimar. "Inovação combina com colaboração, e contamos com cada um de vocês para fazer esse futuro acontecer."
Com essa inauguração, o Hub de Computação Quântica e Inteligência Artificial da Faeterj Petrópolis surge como um novo polo de inovação e desenvolvimento tecnológico, consolidando ainda mais o estado do Rio de Janeiro como um ambiente propício para a pesquisa e a criação de soluções tecnológicas de alto impacto.
Comments