Conheça a Faeterj
Veja as dependências do seu próximo local de formação
e as possibilidades que elas oferecem!
Espaços de convivência, salas de aula, auditório e sala multifuncional. Faça aqui um tour virtual e conheça um pouco de nossa escola (imagens registradas pela HTS).
Laboratórios
A Faeterj Petrópolis atua em projetos de extensão que visam articular as possibilidades de ensino e pesquisa às demandas da sociedade.
Proporcionando possibilidade de aprendizado aos alunos e ao mesmo tempo para a comunidade, estimula-se a troca de conhecimento que a abertura de uma instituição de ensino ao seu entorno pode proporcionar em diferentes frentes:
Com intuito de ressignificar práticas educativas e auxiliar no desenvolvimento tecnológico da cidade, a faculdade, com apoio da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI - RJ, implantou o primeiro Hub de inovação da Rede Faetec. O Hub é um espaço concebido para Inovação Aberta. Possuímos um Fab Lab (abreviação de “laboratório de fabricação” em inglês) para o desenvolvimento de novos projetos com ênfase em fabricação digital de forma colaborativa.
O uso do espaço e dos equipamentos disponíveis não tem custo e a utilização do Fab Lab é aberta a toda a comunidade. Uma vez por semana abrimos nossos espaços e viabilizamos encontros e conexões entre pessoas - e, havendo interesse para desenvolvimento de projetos comuns, trabalhamos com agendamento para que desenvolvedores realizem protótipos de seus projetos. O Hub de Inovação da Faeterj Petrópolis conta com equipe para apoiar no manuseio de máquinas como fresadoras, de corte e gravação a laser e impressoras 3D. É um espaço de compartilhamento e difusão de conhecimento, de oportunidade de dar vida às ideias, aprender e compartilhar conhecimentos com pessoas de todo o mundo.
“Nossa proposta é tornar o Hub de Inovação num ponto de convergência de mentes criativas e, dessa interação, cria-se tudo: robôs, braços mecânicos, games e o que mais a imaginação permitir.”, afirma a diretora da Faeterj Petrópolis Lucimar Cunha.
Hub de Inovação
Laboratório de
Mídias Digitais
O Laboratório de Mídias Digitais tem como foco a interlocução e a interação de diferentes áreas, como a computação, comunicação, marketing, artes e educação. Imerso na atualidade e com base nas culturas pop, moderna e contemporânea, o LabMid oportuniza as interseções entre as produções audiovisuais e o aparato tecnológico, tendo a proposta de inserir alunos (e professores) num novo universo de criatividade e no contexto profissional das mídias digitais, apresentando-as como uma carreira inovadora, tanto no presente como no futuro. Com foco especial para a produção de conteúdo digital para internet, com uso de softwares e equipamentos modernos, os alunos são apresentados a todo o universo que envolve as principais plataformas digitais: edição de imagem, vídeo, áudio, empreendedorismo, mídias sociais e muito mais.
Laboratório de Projetos Computacionais
O LPC tem como objetivo de desenvolver qualquer artefato computacional baseado nas mais diversas modalidades de computação como analógica, digital e quântica. Suas áreas principais de pesquisa são: desenvolvimento e pesquisa com Arduíno e aplicações práticas, úteis e baratas; desenvolvimento e aplicação de chips analógicos e ópticos; desenvolvimento e construção de ferramenta pedagógica para simplificação do aprendizado de computação quântica para alunos e profissionais da área; aplicação de computação contextual em sistemas complexos com uso de C_map e Teoria do ator-rede aplicada às redes sociais e tecnológicas.
Laboratório de Matemática Computacional Aplicada
O LMCA é o laboratório mais antigo da Faeterj Petrópolis, sendo responsável por atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Matemática Aplicada e Computação, com ênfase na educação. Funciona em parceria com professores pesquisadores externos, em especial pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC e docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Federal Fluminense - UFF.
Como exemplo de sua atuação pode-se citar a formação de recursos humanos - alunos de iniciação científica, o apoio na modelagem de projetos internos e externos, a realização de atividades de ensino - disciplinas da área; o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de Matemática Aplicada e Computação Aplicada à educação e o desenvolvimento de softwares científicos e aplicados.
SIRLab
O SIRLab é um projeto de caráter de extensão e pesquisa onde alunos do ensino superior da Faeterj Petrópolis e do ensino técnico do CPTI trabalham na construção de artefatos robóticos, com finalidade de participar dos mais diversos eventos das áreas de Robótica e Inteligência Computacional e Artificial. É onde é executado o Projeto Tupã.
Laboratório Dom Pedro II
O Laboratório Dom Pedro II tem como objetivos desenvolver e produzir sistemas robóticos de baixo custo, alto rendimento e elevada escalabilidade. Os projetos também englobam: criação de algoritmos capazes de gerenciar processos online de forma automática; aplicar sistemas de conversação natural para interação via robô, site ou aplicativo; prototipar sistemas robóticos automatizados nacionais para uso aplicado.