A Viniserra, Associação dos Vitivinicultores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, estará presente no I Congresso Estadual Desafios do Enoturismo no Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2024 na Puc - Rio. A Viniserra foi criada com o objetivo de obter, junto ao INPI, a Indicação de Procedência dos Vinhos de Inverno da Região Serrana, processo liderado pela professora Lucimar Cunha, diretora da Faeterj Petrópolis, em projeto que conta com apoio da Faperj. Os produtores associados à Viniserra André Guedes (Vinícola Terras Frias), José Carlos Eloy (Vinícola Família Eloy), Rafael Antunes (Vinícola Casa Antunes) e Victor Satiro (Vinícola Real das Ruínas) enriquecerão o evento com suas experiências práticas e insights valiosos.
O congresso abordará desde o papel da tecnologia na rastreabilidade da produção até as oportunidades de mercado e o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento local.
Uma das inovações tecnológicas a serem destacadas no evento é o uso do blockchain para a rastreabilidade das uvas na região serrana do estado. Eduardo Krempser, professor e coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da Faeterj Petrópolis, apresentará como essa tecnologia permite um acompanhamento preciso de cada etapa da produção, garantindo transparência e autenticidade aos consumidores. A implementação do blockchain reforça a confiança na qualidade dos vinhos produzidos e agrega valor à Indicação de Procedência.
Acompanhe as informações sobre o Congresso Estadual de Enoturismo - as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.enoturismorj.com.br.
Conheça mais sobre a Viniserra.
Comments