O GreenRio 2024, grande evento de bioeconomia, sustentabilidade e inovação que ocorreu na Marina da Glória (RJ) neste último final de semana (02/11/24), contou com a apresentação do Projeto de IG Vinhos do Rio* desenvolvido pela Faeterj Petrópolis com apoio da Faperj. O projeto foi apresentado pela prof.ª Lucimar Cunha durante o painel "Geografia, História e Inovação em sinergia: papel da Indicação Geográfica dos vinhos do RJ", que teve também a participação de Giovane Leal (agrônomo da UFRRJ) e José Cláudio Aranha (vitivinicultor e presidente da Viniserra).
A mesa debateu a relevância da Indicação Geográfica para o setor vitivinícola, ressaltando seu potencial para gerar novas oportunidades aos pequenos produtores e evidenciar a identidade única dos vinhos nacionais. O evento integra as Iniciativas Rio Capital do G20, que buscam soluções inovadoras e sustentáveis para o enfrentamento dos desafios do desenvolvimento global.
*O projeto, denominado "Desenvolvimento e novas territorialidades: a construção da indicação geográfica dos vinhos de inverno da Região Serrana Fluminense”, tem o objetivo de destacar e proteger a qualidade, a inovação e a história desses vinhos através de uma IG (Indicação Geográfica). A partir do projeto foi instituída uma associação de produtores de vinho, a Viniserra, organização que objetiva a promoção e desenvolvimento da vitivinicultura na Região Serrana do Rio de Janeiro especialmente no que diz respeito aos vinhos de inverno.
Comments