No dia 02/06 será realizada a abertura da Exposição Territórios Afetivos 200+1, idealizada pelo designer social e artista visual Cocco Barçante e com curadoria de Lucimar Cunha. A mostra reúne artistas, artesãos e coletivos e trata de temáticas da cultura religiosa, assim como de aspectos da integração entre Brasil e Portugal, através de pinturas, bordados e composições artesanais. Uma das obras foi concebida com aproveitamento de resíduos tecnológicos e desenvolvida em parceria com a Faeterj Petrópolis.
Segundo Lucimar Cunha, "O momento que marca a abertura da exposição TERRITÓRIOS AFETIVOS 200+1 coincide com a Festa de Santo Antônio em Lisboa – e não por acaso, orienta cada um dos artistas escolhidos por Cocco Barçante na composição desse mural de territórios de afetividade, diversidade e fé. Neste conjunto de trabalhos é explorada a relação entre Brasil e Portugal, colonizado e colonizador, de forma a valorizar as diferenças sem deixar de lado o forte laço que une as duas nações. As obras apresentadas são, por isso mesmo, um olhar conjunto desses territórios para o futuro. Nas criações do artista plástico Cocco Barçante e de seus convidados, esta visão é traduzida de forma afável e doce a partir de linhas, tintas, bordados e rococós, que entrelaçados revelam o fio condutor do tecido da nossa história e os caminhos possíveis para o porvir."
O gestor da Galeria Arte Graça, Rui Lagartinho, afirma: "Territórios Afetivos 200+1, um projecto pertinente, com um forte cariz social e de integração pois aproxima através da arte e da costura criativa um diálogo entre associações culturais e sociais das cidades e da área metropolitana do Rio de Janeiro e de Lisboa. O eléctrico lisboeta, o bonde de Santa Teresa Santo Antônio e o Corcovado estão convocados como fonte de inspiração."
Serviço:
Exposição Territórios Afetivos 200+1
Visitação: 01/06 a 02/07/23, 15h às 19h
Local: Galeria Arte Graça - Rua da Graça, 27 - Bairro da Graça - Lisboa - Portugal
Vernissage: 02/06 às 17h (15h no Brasil)
Artistas e Coletivos participantes
Comments